sábado, 31 de janeiro de 2009

Preconceito racial ou social?

Prometi esse post para ontem, mas não deu. Então vamos ao que interessa.

Já vi muito blog tocando nesse assunto, e agora chegou a minha vez de expressar a minha opinião. O preconceito racial está aí, mesmo depois de muitos tabus derrubados, mas é uma coisa muito arraigada para se cortar de uma hora para outra. Na minha opinião, pior que ele é o preconceito social. Esse é tão velho quanto , mas as pessoas negam. Pior, se escondem atrás de máscaras com discurso pronto de que o que vale mesmo é o caráter.
Vou citar um exemplo clássico: jogadores de futebol!
Quantos jogadores negros têm por aí com lindas mulheres? Modelos que fazem a maioria das mortais verterem uma gota de lágrima no olho esquerdo de inveja daquela barriga sarada.
Agora me digam com sinceridade, se esses mesmos jogadores negros, com suas belas mulheres, fossem pobres, será mesmo que essas beldades estariam casadas com eles? Eu digo do fundo que meu útero que não. Não estariam casadas com eles.
Agora me digam mais uma vez, isso é preconceito racial? Não. Não é. Isso é PRECONCEITO SOCIAL!

Se um negro é bem sucedido, rapidamente a cor da sua pele é esquecida. Citando mais um exemplo, dessa vez de alguém que conheço de perto. O Fabrício Bolivera (Didu, da novela A favorita), cresecu junto comigo. Morando na mesma rua, no mesmo prédio. Antes de virar global, ele era apenas mais um garoto negro desprezado pelas meninas do condomínio. Mas bastou aparecer na telona para ser o mais disputado. E pasmem, por essas mesmas garotas que o desprezaram tempos atrás. A pergunta volta a circular: isso é preconceito racial?

A hipocrisia reina nos corações das pessoas. Muitos dizem que não tem absolutamente nada contra homossexuais, mas se perguntar para um homem se ele vai numa balada gay com um vizinho, primo ou irmão, a maioria, creio que 98%, dirão que não! Mas se eles não têm preconceitos por que não querem ser vistos com os gays? Acho que a resposta está óbvia, não?

Eu trabalho na Secretaria da Segurança Pública do meu estado, e comigo trabalha uma delegada negra. Mas não é uma moreninha não, é negra mesmo! A escrivã dela é bem branquinha. Quando chega alguém querendo falar com a delegada, adinhem para quem a pessoa se dirige? Para a escrivã, claro. Isso é preconceito racial? É. Isso, sim, é preconceito racial. Mas como disse, é uma coisa muito arraigada. Essas pessoas crescream ouvindo dos adultos que negro é incapaz, que negro não alcança uma boa posição social, que negro não presta e bla bla bla.
Eu acho que o melhor a ser feito, além de abolir esse tipo de comportamento, coisa que eu acho muito difícil, é ensinar aos jovens, as nossas crianças que negro é gente como a gente. Que possuem os mesmo talentos que os considerados "capazes". Ou seja, os de pele clara.
Quando começarmos de fato, a mudarmos nosso comportamento, a entender da boca pra dentro, que somos um só, munidos de capacidades e limitações, talvez as coisas comecem a surtir efeito.
Porque enquanto continuarmos com essa balela de novos tempos, preconceito já era e outras coisitas e não assumirmos o compromisso de fazer diferente, as nossas atitudes serão as mesmas dos sinhozinhos de antigamente. Porém, mascaradas.

Pense nisso.

6 comentários:

  1. É verdade, Fênix!

    Certa vez li num blog:

    “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”. – Nelson Mandela

    E concordei totalmente.
    Ensinamos às crianças pequenas aquela piadas preconceituosas, fazemos comentários preconceituosos diante delas, e elas aprendem tal qual vêem os adultos fazerem. Somos como espelhos sujos, às vezes. Não é?

    E na verdade somos todos iguais, sujeitos às mesmas coisas, na vida como na morte.

    Nosso preconceito não passa de uma grande idiotice!

    Muito válido seu post.

    Beijokas!

    :o)

    ResponderExcluir
  2. Não sei se topas participar das brincadeiras da blogosfera, mas tem uma lá no blog pra vc. Se não quiser, relax, ok?

    Beijokas!

    :o)

    ResponderExcluir
  3. Raça nós todos temos uma só: humana. Mas quem despreza um ou outro não é mesmo humano.

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Muito bom o post!!
    Concordo com tudo!
    E fico decepcionada em ver como o ser humano é tão ignorante por natureza. Carregamos esse preconceito quase que pelo DNA. Isso é péssimo!
    E uma tarefa difícil e de grande responsabilidade é ensinar aos nossos filhos novos valores. Mas o desafio é encontrar dentro de nós mesmos esses valores.

    Obrgada mais uma vez pelos comentários!
    Vou te linkar, ok?

    Um beijo!!

    ResponderExcluir
  5. Google divide your blog in option if you are chooseing option 1,2..etc see more....
    option.1
    option.2
    option.3
    option.3
    option.4

    ResponderExcluir

 
Designed by Lena