quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Ontem à noite, na pura falta do que fazer e desfrutando de uma insônia maldita, acabei assistindo o programa Fala que eu te escuto da Rede Record. Não. Eu não frequento a Igreja universal, foi só coincidência mesmo. Confesso que vez ou outra eu assisto esse programa. Eles sempre abordam temas polêmicos. O tema de ontem foi o mundo(?) das drogas.

Hoje, chegando no meu trabalho, senti a falta de uma amiga aqui do setor. Minutos depois, fiquei sabendo que ele se afastou do trabalho para fazer um tratamento em uma clínica de recuperação para drogados.
Fiquei chocada! Como é que eu, trabalhando com ela todos os dias, almoçando juntas algumas vezes, diariamente no mesmo setor, não percebi absolutamente nada? Sequer imaginei que ela estava passando por algum tipo de problema. Algumas vezes a surpreendi chorando ao telefone, mas imaginei que fosse algo com o namorado, já que eles vivem em pé de guerra.
Me senti impotente. Me senti fria, distante, egoísta!
Gente, como não percebi que ela estava tão no fundo do poço assim? Logo eu, que vivi de perto esse problema com o meu marido. Sim, o meu marido é ex-usuário de drogas.
Quando nos conhecemos ele estava simplesmente desistindo da batalha, e eu, com o meu lado mulher maravilha aflorado, resolvi me jogar de cabeça nessa relação que tinha tudo para dar errado. Graças a Deus conseguimos vencer essa guerra, mas não foi fácil. Em vários momentos eu pensei em desistir. Não é uma luta justa. Não é apenas o usuário que fica doente, toda família adoece junto.
Eu esqueci de mim. Esqueci de viver, esqueci dos meus amigos, do meu trabalho, dos meus sonhos. Me vi em um labirinto que por mais que eu procurasse a saída, ela se mostrava cada vez mais distante. Então, eu desisti. Ele estava no buraco e eu estava indo junto com ele. Eu não achava justo. Não por toda as coisas que eu estava abrindo mão para cuidar dele. Os meus sonhos já não eram meus. Minha vida já era minha. Eu fui embora! Fui embora me sentindo uma incompetente. Me sentindo uma covarde.
Eu queria viver de novo, queria respirar. Queria correr atrás do sonhos que deixei pra trás.
Mas aí eu voltei para fazer uma visita, e vi o pior quadro que já vi na vida. Naquele momento eu percebi o quanto ele precisava de mim. Então eu voltei. Voltei porque eu precisava ajudá-lo. Ele estava sozinho. Sem amigos, sem família, gastando tudo que tinha com a maldita droga.

Não foi fácil, gente. Sofri todos os horrores que uma relação desse tipo oferece. Mas vencemos.
Hoje ele está limpo há dois anos e 13 dias. Um conquista enorme.

Se ainda tenho medo que ele tenha uma recaída? Claro que tenho! E creio que terei para o resto da vida. Não tenho 100% de paz nunca. Estou sempre ligando para saber onde ele está quando demora a chegar do trabalho. Revisto bolso, carteira, o carro. Tudo que mostre algum indício que aquele pesadelo pode voltar.
A única coisa que não abro mão, é que ele faça todos os meses um exame de urina e de sangue, para me provar que ele está limpo. Que ele está cumprindo a promessa que me fez. Porque depois de tudo que passei, é o mínimo que ele pode me oferecer.

Me sinto péssima por não ter percebido isso na minha amiga, porque sei o quanto é importante o apoio nessas horas. Sei o quanto é necessário ter alguém que não desista e que não deixe você desistir.

Gente, se um amigo, um parente, alguém próximo, sei la, tiver com esse tipo de problema, por favor, ajudem! É muito importante ter apoio nessas horas. Não é fácil. Mas vale a pena ajudar.

Eu evito falar sobre esse assunto, mas quis expor aqui no blog numa tentativa de alertar outras pessoas. Provavelmente, se o usuário tiver ajuda no início, as coisas se tornem mais fáceis para todos.

7 comentários:

  1. Que bom que você não desistiu!

    Esse programa "fala que eu te escuto" aborda muitos temas bons! Já assisti algumas vezes.
    Não se culpe pela sua amiga. Ela não teve forças pra dizer o que passava, mas agora que vc sabe, vc pode ajudá-la.
    Sinceramente, acho que eu nao suportaria passar por uma dessas.
    Deus te dê mais força ainda pra vc ajudar mais pessoas!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Gostei da sua visita!
    As vezes a gente corre tanto no dia-a-dia que não nos damos conta de como esta a vida do próximo...
    Não tenho nenhum caso assim perto de mim, mas acho que me sentiria impotente...
    Sobre seu marido... parabéns! Não sei se seria tão forte quanto você! Deixar sua, seus sonhos de lado por uma pessoa que terá sempre uma chance de ter a "recaída"...
    Você é uam vencedora... e seu marido tbm!!!
    felicidades pra vocês!!!!
    um abraço!
    Nanda

    ResponderExcluir
  3. Olá estou retribuindo a visita que fez em meu blog, seja sempre bem vinda. Li a história que batalha a sua e que mulher de coragem, são poucas as pessoas que ficam com quem ama em uma situação dessas. Acredito que muitos na primeira dificuldade que encontram caem fora sabe.
    Tenha fé, que Deus ira abençoar sempre você e dará forças ao seu marido, vc vai ver.
    Vc tem que ser sempre forte e confiar nele, que ele vai se sentir melhor. E vai sair dessa para sempre.
    Bj!

    ResponderExcluir
  4. Olá!! Obrigada pela visita! adorei!

    Que bom que vc não desistiu! É sempre bom ajudar, principalmente quem a gente ama!

    Essa mensagem que vc passou é muito importante!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Não se julgue tanto por não ter percebido o problema de sua colega!
    Vc mesmo finalizou seu texto dando um motivo para isso: evita falar sobre esse assunto, do seu marido e tal. Então? É natural que pessoas que passem por esse problema evitem falar, tornando mais dificil a percepção dakeles que estão próximos.
    Realmente estar livre de um vício a todo esse tempo é uam grande vitória... e se Deus quiser, vai continuar assim!

    Parabéns pela força!

    Bjs e seja sempre bem-vinda no My Freedom!

    ResponderExcluir
  6. Fala que eu te escuto é bem legal. Gosto dos temas que eles abordam. Só não gosto muito do jeito que eles manipulam as pessoas com as respostas. As vezes percebo que esta alto tal resposta e eles falam algo pra outra resposta crescer. Agora estou gravida e alguns temas são pesados pra mim que tenho marido militar e volta e meia dorme sozinha. A gravidez nos deixa sensivel demais.
    Não acho que vc foi egoista! Essas coisas acontecem. Meu esposo mais um amigo, era vizinho de uma garota, eles estudavam juntos, faziam festinhas de facul, eram amigos. De repente descobriram que estavam sumindo coisas dentro de casa e só tempos depois, com uma armadilha que descobriram que era a tal garota. POxa, varios amigos e ninguem tinh notado. Essas coisas acontecem!! Principalmente se for cocaina. Vc pode viver anos com alguém, morar na mesma casa e nem sonhar que ela usa cocaina. Maconha sim, é bem perceptivel.
    Vc foi muito forte! Parabéns!
    Muito legal a sua alerta!
    Estou tentando ser voluntaria numa clinica de viciados em drogas na minha cidade. Quero me sentir util em alguma coisa, e amo ajudar as pessoas, conversar, fora que meu sonho sempre foi ser psicologa. Como mudei de estado e aqui não tem psicologia fácil, está distante esse sonho. Enquanto isso ajudarei as pessoas com as armas que tenho, que minha mente, minha maneira de lidar com as situações.

    Obrigada pela visita! Amei conhecer seu blog! Beijos

    ResponderExcluir

 
Designed by Lena